Cara de indígena “¿E O KE?”: atuais contrarepresentações e visualidades femeninas racializadas na Argentina como ato descolonizador
DOI:
https://doi.org/10.35588/estudav.v0i35.5322Palavras-chave:
memória cultural, feminidades racializadas, contrarepresentações, Identidad Marrón, feminismo interseccionalResumo
Abordamos o papel das atuais contrarrepresentações visuais de mulheres indígenas na América Latina por meio das ações emergentes de artistas ligadas ao ativismo do Coletivo Identidade Marrón, que surgiu na Argentina e atua contra o racismo estrutural. Este movimento apresenta uma busca por uma versão pessoal da obra, visando à construção de uma memória cultural autêntica, experiencial e atualizada, baseada na representação de diversas subjetividades e na busca por visibilidade, apoiada pelas mídias sociais como plataforma de circulação.
Downloads
Referências
Assman, J. (1995). “Collective Memory and Cultural Identity”. New German Critic 65: 125-133. En http://www.history.ucsb.edu/faculty/marcuse/classes/201/articles/95AssmannCollMemNGC.pdf (consultado 07/12/2021).
Castoriadis, C. (1983). “El imaginario social instituyente”. Zona erógena 35: 1-9.
Colectivo Identidad Marrón (2020a). “¿El arte argentino es solo oficio de blancos? con Florencia Alvarado, Bby Wacha y Sole Apaza”. Buenos Aires, Museo de Arte Moderno de Buenos Aires y Colectivo Identidad Marrón. En https://www.youtube.com/watch?v=Pe7wIJ7OYBg (consultado 07/12/2021).
Colectivo Identidad Marrón [@identidadmarron] (2020b). Instagram. En https://www.instagram.com/p/CIotEqygOkg/ (consultado 07/12/2021).
Crenshaw, K. (1991). “Mapping the Margins: Intersectionality, Identity Politics, and Violence against Women of Color”. Stanford Law Review 43(6): 1241-1299. Traducido por Raquel (Lucas) Platero y Javier Sáez. DOI https://doi.org/10.2307/1229039
Dussel, E. (1994). 1942: el encubrimiento del otro: hacia el origen del mito de la modernidad. La Paz, Plural.
Flor Nómada [@flora.nomada] (2000). Instagram. En https://www.instagram.com/flora.nomada/tagged/?hl=es-la (consultado 10/12/2021).
Guzmán Arroyo, A. (2019). Descolonizar la memoria. Descolonizar feminismos. La Paz, Tarpunta Muya.
Halbwachs, M. (1995). “Memoria histórica y memoria colectiva”. Reis 69/95: 209-219. DOI https://doi.org/10.2307/40183784
Huyssen, A. (2002). En busca del futuro pedido. Cultura y memoria en tiempos de globalización. Ciudad de México, Fondo de Cultura Económica.
La Delmas [@la.delmas] (2018). Instagram. En https://www.instagram.com/la.delmas/?hl=es-la (consultado 10/12/2021).
Link, D. (2005). Clases, literatura y disidencias. Buenos Aires, Norma.
Revista Furias (2020). “La revolución de las maronas, por Analía Daniela López y Sofía Espul”. En https://revistafurias.com/la-revolucion-de-las-marronas-identidad-marron/ (consultado 12/12/2021).
Ricoeur, P. (2000). “Historia y memoria. La escritura de la historia y la representación del pasado”. En Pérotin-Dumon, A. (dir.). Historizar el pasado vivo en América Latina. Santiago de Chile, Universidad Alberto Hurtado.
Rivera Cusicanqui, S. (2010). Ch´ixinakax utxiwa: una reflexión sobre prácticas y discursos descolonizadores. Buenos Aires, Tinta Limón.
____. (2015). Sociología de la imagen. Miradas ch´ixi desde la historia andina. Buenos Aires, Tinta Limón.
Riveros, M. (2016). “La interseccionalidad: una aproximación situada a la dominación”. Debate Feminista 52. DOI https://doi.org/10.1016/j.df.2016.09.005
TV UNAM (2018). “Revista de la Universidad Utopía ch’ixi, con Silvia Rivera Cusicanqui”. TV UNAM. En https://www.youtube.com/watch?v=pHJkCqe2gAk (consultado 06/12/2021).
Universitat Oberta de Catalunya (UOC) (2018). “¿Por qué nos hacemos selfies?”. Entrevista a Elisenda Ardèvol, profesora de los Estudios de Artes y Humanidades UOC e investigadora del grupo Mediaccions. En https://www.youtube.com/watch?v=BMq-QeG5hTk (consultado 06/12/2021).
Downloads
Submetido
2021-12-29Publicado
Edição
Secção
Licença

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.