Esta é uma versão desatualizada publicada em 2025-06-21. Consulte a versão mais recente.

Tradições inventadas, uniões forçadas. O caso da salteña boliviana e da Coca Cola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35588/wd0rtf05

Palavras-chave:

Apropriação, tradição, comida de rua, Coca Cola

Resumo

A gastronomia boliviana se diferencia por possuir uma grande e variada oferta de comida de rua, considerada parte fundamental da sociedade. Entre os pratos oferecidos, a salteña é um dos alimentos mais representativos, não só pela sua história e sabor requintado, mas também pela forma como foi apropriada por uma empresa transnacional como a Coca Cola, que tenta criar um “gastronômico tradição” entre o gaseificado e este tipo especial de empanada. Este artigo questiona esse vínculo forçado por meio de entrevista com especialistas, consulta popular por meio de pesquisa e análise da última campanha de marketing realizada pela empresa.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Arauz, Marcela. Los Carritos Clandestinos: Un Giro Nutritivo a Nuestra Comida Callejera. https://marcearauz.blogspot.com/2020/12/los-carritos-clandestinos-un-giro.html?q=carritos.%202020

Arauz, Marcela. Comunicación personal (27 de abril de 2024).

Arámbulo, Primo; Almeida, Claudio: Cuellar, Juan y Belotto Juan. La venta de alimentos en la vía pública en América Latina. v118n2p97.pdf (paho.org)

Borrega, Yolanda. Comunicación personal. (2 de mayo de 2024)

Cajias, Guadalupe. De Noticias Fides, Agencia. La Coca Cola Pudo Ser Boliviana - ANF Agencia De Noticias Fides Bolivia. 2012. www.noticiasfides.com/nacional/sociedad/la-coca-cola-pudo-ser-boliviana--315520.

Calvimontes Diaz, Vanessa. “Los Destellos Rojos Del Folkmarketing. La Estrategia De Coca Cola Con La Salteña Boliviana.” Correspondencias & Análisis, no. 16, 2022, pp. 79–105. https://doi.org/10.24265/cian.2022.n16.04

Canedo, Julio. Comunicación personal. (20 de abril de 2024)

Canedo, Julio. Alta cocina andina y campo gastronómico. Tesis para Licenciatura. Universidad Mayor de San Andrés, UMSA. 2023

Cruz Camacho, Andrés Mauricio .“La Apropiación Cultural” Ub, 8 Oct. 2020,

Delgado Salazar, Ramiro. “Comida Y Cultura: Identidad Y Significado En El Mundo Contemporáneo”, Estudios De Asia Y África, 114, 2001. https://doi.org/10.24201/eaa.v36i1.1620

García Canclini, Néstor. Las culturas populares en el capitalismo. Nueva Imagen, 2002.

Han, Byung-Chul. Hiperculturalidad. Herder Editorial, 2018.

Klein, Herbert. Historia de Bolivia (3ra ed.). Librería Editorial Juvenil, 1982.

Stuart Hall y Paul du Gay. Cuestiones de identidad cultural. Buenos Aires, Argentina: Amorrortu editores S.A. 2003. Impreso

Lizarralde, Chema. “Estas Son Las Mejores Gastronomías Del Mundo Según Taste Atlas... Y España No Está En Su Sitio.” Gastronomía, 8 Mar. 2024, www.20minutos.es/gastronomia/productos/mejores-gastronomias-mundo-segun-taste-atlas-espana-5223424

Lorán Herrero, María Dolores. “El Uso Del Cortometraje Como Estrategia De branded Content” Miguel Hernández Communication Journal, vol. 8, Universidad Miguel Hernandez de Elche, July 2017. https://doi.org/10.21134/mhcj.v0i8.159

Lucena, Sérgio. A Festa Junina em Campina Grande-PB: uma estratégia de folkmarketing. Editora Universitária UFPB, 200

Martínez, Oscar. “La comida popular y callejera en La Paz. Un breve recorrido por las esquinas y esquinitas de comida popular y callejera en la ciudad de La Paz” Thakhi MUSEF. Caminos del MUSEF. Año 6. Número 6. 2023, pp. 60 – 67. http://www.musef.org.bo/pdf/thakhi/Thakhi_6.pdf

MUSEF EDITORES. Thakhi MUSEF. Caminos del MUSEF. Año 6. Número 6. 2023. http://www.musef.org.bo/pdf/thakhi/Thakhi_6.pdf

Pazzarelli, Francisco. “Notas acerca de una arqueología de la comida”. La Zaranda de Ideas. Revista de jóvenes investigadores en arqueología, vol. 4, 2008, pp. 157-162

Rocha Monrroy, Ramón. Critica de la sazón pura. Editorial El País. 2004

Rocha Monrroy, Ramón. Potosí 1600. Editorial Kipus. 2002.

Rossells, Beatriz. La gastronomía en Potosí y Charcas, siglos XVIII y XIX, 800 recetas de la cocina criolla. Editorial Khana Cruz. 1995

Rossells, Beatriz. “Su majestad, la empanada (salteña) boliviana: los enredos de las historias de la gastronomías”. Antología de la gastronomía Boliviana. 2018. pp. 93 – 95. http://www.musef.org.bo/pdf/thakhi/Thakhi_6.pdf

Rossells, Beatriz. “Bibliografía sobre alimentación en Bolivia”. Thakhi MUSEF. Caminos del MUSEF. Año 6. Número 6. 2023, pp. 13 – 28. http://www.musef.org.bo/pdf/thakhi/Thakhi_6.pdf

Santos, Cristiane Nunes Dos. “SOMOS LO QUE COMEMOS. Identidad Cultural, Hábitos Alimenticios Y Turismo.” Redalyc.org, 2007, www.redalyc.org/articulo.oa?id=180713889006.

Spedding, Alison. “Semiótica de la comida paceña andina, o “porquerías” que se hacen pasar por comida”. Revista UNITAS Nro. 50 (51-60). La Paz, Bolivia. 1993.

Tellería, Luis. “La asistencia de Estados Unidos a Bolivia en el siglo XXI. Entre la injerencia y la subversión”. Lajtman, S. Romano, M. Bruckmann y O. Ugarteche (Comps.), Bolivia y las complicaciones geopolíticas del golpe de Estado (1.a ed.). CLACSO. 2021

Tellez Herrero, Luis. Lo que se come en Bolivia. Imprenta Sanabria Colon 60. La Paz, 1946.

Villanueva Criales, Juan. “Arqueología de la comida y la alimentación en Bolivia: Estado de la Investigación”. Thakhi MUSEF. Caminos del MUSEF. Año 6. Número 6. 2023, pp. 29 – 41. http://www.musef.org.bo/pdf/thakhi/Thakhi_6.pdf

Publicado

2025-06-21

Versões

Como Citar

Tradições inventadas, uniões forçadas. O caso da salteña boliviana e da Coca Cola. (2025). Revista De Historia Social Y De Las Mentalidades, 29(1), 166-200. https://doi.org/10.35588/wd0rtf05