Estereótipos e emoções: a classe média na imprensa popular argentina por volta dos anos vinte

Autores

  • Cintia Mariela Mannocchi Universidad Nacional de General Sarmiento (UNGS) / Centro de Información e Investigación Educativa (CIIE), Buenos Aires, Argentina. https://orcid.org/0009-0006-3994-7092

DOI:

https://doi.org/10.35588/k9yhjq29

Palavras-chave:

classe média, 1920, estereótipos da classe média, Emoções

Resumo

Este artigo estuda a forma em que a categoria “classe média” se estendeu na imprensa popular argentina até o final dos anos de 1910 e início dos anos de 1920. Ele terá ênfase nas relações entre a constituição identitária da classe, as emoções que circulam nos discursos e nos estereótipos sociais que se relacionam com essas emoções. Nossa metodologia utilizou, por um lado, a análise discursiva de artigos e notas de jornais e revistas populares; por outro lado, também foram levadas revistas sindicais, revistas militantes, revistas especializadas, peças de teatro e novelas de grande alcance para estabelecer comparações e vínculos. A hipótese está centrada na importância que você traz às emoções associadas às imagens estereotipadas na formação de uma identidade inicial de classe média.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Adamovsky, E. (2009). Historia de la clase media argentina. Apogeo y decadencia de una ilusión, 1919-2003. Planeta.

Adamovsky, E. (2015). Anexo para la séptima edición: Observaciones teóricas y metodológicas a propósito de Historia de la clase media argentina. Apogeo y decadencia de una ilusión, 1919-2003. Planeta.

Bourdieu, P. (1991). El sentido práctico. Taurus.

Devoto, F. (2006). Nacionalismo, fascismo y tradicionalismo en la Argentina moderna. Una historia. Siglo XXI.

Elias, N. (1993). El proceso de la civilización. Investigaciones sociogenéticas y psicogenéticas. Fondo de Cultura Económica.

Falcón, R., y Monserrat, A. (2000). Estado, empresas, trabajadores y sindicatos. En Nueva Historia Argentina. Tomo VI: Democracia, conflicto social y renovación de ideas (1916-1930). Sudamericana.

Garguin, E. (2009). Los argentinos descendemos de los barcos. Articulación racial de la identidad de clase media en Argentina (1920-1960). En E. Garguin y S. Visacovsky (Eds.), Moralidades, economías e identidades de clase media. Estudios históricos y etnográficos. Antropofagia.

Karush, M. (2013). Cultura de clase: Radio y cine en la creación de una Argentina dividida (1920-1946). Ariel.

Kemper, D. (1978). A social interactional theory of emotions. John Wiley & Sons.

Marimon, M. (2017). The housing question in Buenos Aires, 1900-1925. Reformism, technical imagination, and public opinion in an expanding metropolis (Tesis de Doctorado). Princeton University.

Pérez, I. y Bjerg, M. (2023). Las emociones en la historia del trabajo: posibles abordajes analíticos. Anuario IEHS, 38(2), 281–297. http://hdl.handle.net/11336/218636

Pierini, M. (2004). La Novela Semanal (Buenos Aires, 1917-1927): Un proyecto editorial para la ciudad moderna. Consejo Superior de Investigaciones Científicas.

Rivera, J. (1988). El escritor y la industria cultural. Atuel.

Rocchi, F. (1998). Consumir es un placer: La industria y la expansión de la demanda en Buenos Aires a la vuelta del siglo pasado. Desarrollo Económico, 37(148). https://doi.org/10.2307/3467411

Romero, L. A. y Gutiérrez, L. (2007). Sectores populares, cultura y política. Buenos Aires en la entreguerra. Sudamericana.

Rosenwein, B. (2006). Emotional communities in the early Middle Ages. Cornell University Press.

Tossounian, C. (2021). La joven moderna en la Argentina de entreguerras: Género, nación y cultura popular. Prohistoria Ediciones.

Saítta, S. (1998). Regueros de tinta. El diario CRÍTICA en la década de 1920. Sudamericana.

Sarlo, B. (1985). El imperio de los sentimientos. Catálogo Editora.

Scheff, T. (1988). Shame and conformity: The deference–emotion system. American Sociological Review, 53(3), 395–406. https://doi.org/10.2307/2095647

Tajfel, H. y Turner, J. (1986). The social identity theory of intergroup behaviour. En S. Worchel y W. Austin (Eds.), Psychology of intergroup relations. Nelson.

Williams, R. (2000). Marxismo y literatura. Península.

Submetido

2024-04-23

Publicado

2025-12-22

Edição

Secção

Artigos

Como Citar

Mannocchi, C. M. (2025). Estereótipos e emoções: a classe média na imprensa popular argentina por volta dos anos vinte. Revista De Historia Social Y De Las Mentalidades, 29(2), 6-41. https://doi.org/10.35588/k9yhjq29